sexta-feira, 15 de julho de 2011

São Paulo é um museu!

Algumas das principais obras de arte da capital paulistana estão mapeadas no site Arte Fora do Museu. Além da localização geográfica, que utiliza recursos do Google Maps, o projeto traz informações, fotografias e comentários de especialistas a respeito dos trabalhos. O site ainda propõe alguns roteiros de visitação para quem quiser conferir as obras pessoalmente.Um dos roteiros propostos pelo site.

A iniciativa, reúne cerca de 100 obras divididas nas categorias: escultura, arquitetura, grafite e mural.
“A ideia é que ele continue crescendo. A versão online atual não é definitiva, muitas outras obras ainda serão agregadas”.

Os critérios utilizados para a curadoria do projeto foram contemporaneidade, proximidade do centro expandido, acesso gratuito e fácil, e a relevância de cada uma. “As obras não foram selecionadas como ‘as melhores’, mas como as que não poderiam deixar de estar num projeto desse porte”.

Entre os trabalhos destacados estão grafites que não pertencem ao espaço público mais frequentado. Segundo o site, “até canais de esgoto escondem trabalhos sofisticados e pouco reconhecidos no dia a dia”. Exemplo destas são as galerias pluviais com trabalhos do grafiteiro Zezão.



Rádio Vida!

Um comentário: