sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dicas para poupar energia

Que é preciso economizar energia em tudo que seja possível, isso ninguém discute. Mas, na prática, às vezes, a gente esquece que o computador também deve fazer parte desse esforço. Veja a seguir três dicas simples e eficazes para participar desse esforço.

Algumas dessas práticas parecem — e são — óbvias. Mas são exatamente elas que as pessoas deixam de cumprir. Portanto, vale repeti-las.



1. Ajuste o micro: Nas Opções de Energia do Windows (Painel de Controle > Sistema e Manutenção, no Vista; ou Desempenho e Manutenção, no XP), você pode configurar o sistema para deixá-lo em estado de espera quando ficar inativo. No Vista, há três planos de energia prontos. Você pode escolher o mais econômico e ainda ajustar, item a item, o comportamento do processador, monitor, portas USB etc.

2. Desative a impressora: Desligue os dispositivos que não estão em uso. Se o periférico está ocioso e não é necessário mantê-lo ativo, desligue-o. O exemplo mais comum é o da impressora. Uma jato de tinta, em repouso, consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh num mês — energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 60 watts por 54 horas. Portanto, não faz sentido deixar a impressora ligada e passar dias sem imprimir uma só página. O mesmo vale para o scanner, HDs externos e o sistema de alto-falantes.

3. Desligue o monitor: No capítulo consumo de energia no micro, o monitor costuma ser um dos principais suspeitos. Em micros menos recentes, os modelos CRT respondiam por mais da metade da energia gasta pelo computador. Nos vídeos LCD o consumo é mais moderado, mas é possível economizar ainda mais. Basicamente, mantenha os ajustes do Windows para fazer o monitor dormir. Um LCD de 17 polegadas, ativo, gasta cerca de 30 watts. Em estado de dormir, o consumo cai para apenas 1 watt. Para zerar essa conta, desligue o monitor quando sair por um tempo longo.

Projeto selecionará 30 jovens entre 16 e 21 anos

Até o dia 29 de maio estão abertas as inscrições para os jovens que queriam participar do projeto “Agente Comunitário de Comunicação“, que irá promover a capacitação de jovens em jornalismo comunitário.Serão 30 jovens selecionados pela Coordenadoria da Juventude que depois de capacitados irão atuar com produtores de conteúdo dos assuntos de interesse da comunidade em 120 Telecentros.


Podem se inscrever jovens com idades entre 16 e 21 anos, que estejam cursando o Ensino Médio, preferencialmente a segunda série, (durante o segundo semestre), ou a terceira série (durante o primeiro semestre); não haver concluído ou estar cursando nenhum Curso Superior de graduação; ou Tecnológico e cuja renda per capita familiar não seja superior a 2 salários mínimos.
Os candidatos devem ser aprovados em prova técnica, promovida pela Coordenadoria da Juventude, composta por análise de texto, questões de gramática e conhecimentos gerais.
As inscrições devem ser feitas na sede da Coordenadoria da Juventude, que se localiza à rua Líbero Badaró, 119 – 7º andar, onde também será feita a seleção dos inscritos, ou pelo e-mail juventude@prefeitura.sp.gov.br.

A inscrição feita por e-mail deverá conter, impreterivelmente, os seguintes dados:
nome, endereço completo (logradouro, número, CEP, bairro), telefone(s) para contato, data de nascimento, nº do R.G., grau de escolaridade, informação da renda familiar e quantidade de pessoas na família.O curso ocorrerá na Rua Padre João Gonçalves 168 – Vila Madalena e terá a carga horária de 28 horas.

Wikipedia no pen drive:

Essa é pra quando você precisar consultar a enciclopédia mais famosa da internet, estando FORA da internet:

1) Faça o download de um programa chamado Wikitaxi... O link para baixá-lo é:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld53249.htm

2) Em seguida, acesse http://dumps.wikimedia.org/backup-index.html e escolha a língua desejada. Para o arquivo em português, escolha ptwiki

3) Através do wikitaxi importer (baixado no 1) converta o arquivo para o formato aceito pelo wikitaxi.

4) Copie para o WikiTaxi e depois transfira para o pen drive.

5) Para navegar sem internet pela Wikipédia, basta rodar o Wikitaxi.

IMPORTANTE:
Deixe bastante espaço no pen drive porque, após passar pelo wikitaxi importer o arquivo quase dobra de tamanho.