sexta-feira, 16 de abril de 2010

Casa do Tatuapé usa a fotografia para abordar as transformações do bairro


Dia 18 de abril, às 10h30 acontece na Casa do Tatuapé uma atividade que explora a linguagem da fotografia que busca promover um olhar mais sensível e crítico sobre as transformações do bairro do Tatuapé e da cidade de São Paulo.
A atividade faz parte do projeto “Pode Entrar!” que explora meios lúdicos e artísticos, e visam provocar, no público, novos olhares e atitudes em relação à capital, a partir das casas históricas que compõem o Museu da Cidade de São Paulo.
As inscrições deve ser feitas por telefone.

O Que: Fotografia
Quando: Dom 18/04 às 10:30
Quanto: Grátis
Onde: Casa do Tatupé
Endereço: R. Guabijú, 49 - Tatuapé - Leste. Telefone: (11) 2296-4330.
Obs: 30 vagas por oficina.

Batmóvel faz tour por shoppings de SP


Em comemoração aos 75 anos de uma das maiores revistas de histórias em quadrinhos do mundo – a DC Comics – chega na cidade de São Paulo uma cópia do carro do Batman. O local escolhido foi o shopping SP Market, entre os dias 15 e 23 deste mês. Quem for ao local, poderá tirar fotos ao lado do veículo.

Em, seguida, o Batmóvel vai para os shoppings Interlagos (entre 26 de abril e 1º de maio), ABC Plaza (entre 11 e 18 de maio), Internacional Shopping Guarulhos (entre 21 e 28 de maio), Aricanduva (31/5 a 6/6) e União de Osasco (9 a 16/6).

Endereços dos Shoppings:
SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540 – (11) 5682-3666
Interlagos – Avenida Interlagos, nº 2255 – (11) 3471-8888
ABC Plaza – Av. Industrial, 600, Santo André – (11)4437-5000
Internacional Shopping Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, km 30, Itapegica, Guarulhos (11) 2414-5000
Aricanduva - Av. Aricanduva, 5555 – (11) 3444-2000
União Oscasco - Av. dos Autonomistas, 1.400

Criação de Podcast no Sesc Pinheiros


O Que: Curso de criação de Podcast
Quando: • Qui 22 a Sex 23/04 15:00 às 17:00
• Ter 27 a Sex 30/04 15:00 às 17:00
Quanto: Grátis
Onde: Sesc Pinheiros
Endereço: R. Paes Leme, 195 - Pinheiros - Oeste. Telefone: (11) 3095-9400.
Obs: Recomendado para maiores de 16 anos. 20 vagas.

De 22 a 30 de abril, no Sesc Pinheiros, oficinas de criação, produção e publicação de podcast.

Com Equipe Sesc.

Inscrição no balcão da Internet Livre.

“A cidade informal no século XXI” mostra um novo olhar sobre as favelas


Desde o último dia 8 de abril acontece no Museu da Casa Brasileira a exposição “A cidade informal no século XXI”, uma mostra interativa onde projetos pontuais realizados por arquitetos brasileiros e estrangeiros serão abordados a partir de quatro temas, como se fossem operações táticas, que melhor representam os problemas das favelas.

Conexões, Transições, Fruições e Transformações. Esses temas permitirão uma visão crítica do trabalho apresentado.

Para melhor ilustrar a complexidade desse trabalho, serão apresentados projetos e maquetes de obras já construídas ou em fase de realização para diversos espaços informais da cidade de São Paulo. A cidade informal também estará representada como um percurso didático, possibilitando a compreensão dos processos e condições das favelas de São Paulo. Para isso, serão expostas tabelas com dados estatísticos, plantas, diagramas e fotografias. A favela de Paraisópolis, com posição estratégica próxima ao bairro do Morumbi, será objeto de estudo a partir de levantamentos realizados in loco.

Em cada sala da exposição, os projetos poderão ser estudados de forma detalhada em mesas equipadas com computadores, livros publicados e cadernos, onde o público poderá escrever críticas, fazer propostas e elaborar esboços. Uma pequena sala de cinema projetará vídeos da “Urban Inform”, da 4ª IABR.

12 de abril

A cidade formal e informal do século XXI
Horário: 19h30

O objetivo é propiciar novos olhares para os problemas do território relacionados à cidade formal e à cidade informal, podendo assim abrir caminho para novas propostas e desestigmatizar a idéia da favela. Com o arquiteto italiano Bernardo Secchi e Sergio Magalhães, presidente do IAB-RJ. Moderadora: Marta Lagreca de Sales.
Após o debate haverá o lançamento do livro “Habilitação e Cidade: Pós-Graduação da Escola da Cidade”, organizado por Anália Amorim e Ruben Otero. O livro recolhe uma parte importante do que foi produzido no Curso de Especialização Habitação e Cidade, entre os meses de março e dezembro de 2009, organizado pela Escola da Cidade com o auspício da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, sendo que alguns trabalhos poderão ser vistos na exposição.

3 de maio
Plano e Projeto para a Cidade Informal no século XXI
Horário: 19h30
O objetivo é discutir as possibilidades de transformação do território informal da cidade contemporânea, a partir da elaboração de planos urbanísticos e projetos de arquitetura.

Participam os arquitetos Antonio Baptista Coelho, de Portugal; o inglês Alfredo Brillembourg, do Urban Think Tank; e Elisabete França, superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo. Moderador: Abilio Guerra, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.