sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dicas para poupar energia

Que é preciso economizar energia em tudo que seja possível, isso ninguém discute. Mas, na prática, às vezes, a gente esquece que o computador também deve fazer parte desse esforço. Veja a seguir três dicas simples e eficazes para participar desse esforço.

Algumas dessas práticas parecem — e são — óbvias. Mas são exatamente elas que as pessoas deixam de cumprir. Portanto, vale repeti-las.



1. Ajuste o micro: Nas Opções de Energia do Windows (Painel de Controle > Sistema e Manutenção, no Vista; ou Desempenho e Manutenção, no XP), você pode configurar o sistema para deixá-lo em estado de espera quando ficar inativo. No Vista, há três planos de energia prontos. Você pode escolher o mais econômico e ainda ajustar, item a item, o comportamento do processador, monitor, portas USB etc.

2. Desative a impressora: Desligue os dispositivos que não estão em uso. Se o periférico está ocioso e não é necessário mantê-lo ativo, desligue-o. O exemplo mais comum é o da impressora. Uma jato de tinta, em repouso, consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh num mês — energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 60 watts por 54 horas. Portanto, não faz sentido deixar a impressora ligada e passar dias sem imprimir uma só página. O mesmo vale para o scanner, HDs externos e o sistema de alto-falantes.

3. Desligue o monitor: No capítulo consumo de energia no micro, o monitor costuma ser um dos principais suspeitos. Em micros menos recentes, os modelos CRT respondiam por mais da metade da energia gasta pelo computador. Nos vídeos LCD o consumo é mais moderado, mas é possível economizar ainda mais. Basicamente, mantenha os ajustes do Windows para fazer o monitor dormir. Um LCD de 17 polegadas, ativo, gasta cerca de 30 watts. Em estado de dormir, o consumo cai para apenas 1 watt. Para zerar essa conta, desligue o monitor quando sair por um tempo longo.

3 comentários:

  1. Por Favor, vcs poderiam colocar o nome dos cantores e das músicas que foram tocadas no programa curtindo a vida de 22 de maio?
    Grato desde já!!!

    ResponderExcluir
  2. DA TRUTH – ROSE
    SHAWN MCDONALD – CLARITY
    PATTI LABELLE – ANITHING (FEAT MARY MARY)
    GRITS - ON MY WAY
    CAM - DISCIPLE ME
    GROUP 1CREW – I HAVE A DREAM (SAMPLER MARTIN LUTTER KING)

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado pela sequência!!!!!!!!!!!!!!!
    Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir