sexta-feira, 15 de julho de 2011

Parabéns,Dia do Homem!

Pode acreditar existe o Dia do Homem - 15 de julho 


Data ainda pouco conhecida Brasil, mas que já começa a ser explorado pelo comércio. No ano passado uma grande indústria de cosméticos se empenhou em uma campanha publicitária alusiva ao dia e dedicou o lançamento de um de seus produtos ao sexo masculino.

A criação do dia internacional do homem ocorreu no dia 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tendo como objetivos: melhorar a saúde do sexo masculino, melhorar a relação promovendo a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.


Há quem indique que a data também foi sugerida por Mihkail Gorbatchev ex-presidente da extinta União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data.

No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vitima da violência principalmente a juventudee estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.

Em vários lugares do país comemora-se a data com a fim de chamar a atenção da população masculina e de sua saúde.

Na cidade de Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro com atividades de orientação sobre a prevenção de doenças masculinas.

Em Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou a campanha com o tema 'Homem que se cuida não perde o melhor da vida'.

A Sociedade Brasileira de Urologia promove um mutirão de saúde em São Paulo. Os paulistanos poderão fazer a medição de glicemia, de índice de massa corporal, peso, altura, além de exames básicos.

No Amapá a Sociedade de Urologia com apoio do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) oferecem vários serviços, como por exemplo, verificação de pressão arterial e glicemia.

A cidade de Campo Mourão no estado do Paraná cansou de ver homenagem para as mulheres, mães, crianças, enfim, comemora pela primeira vez o Dia do Homem.

Em 2009 foram ratificados os objetivos como base para todas as observações Men's International Day ( Dia Internacional do Homem)

* Promover modelos masculinos positivos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens de todos os dias, os homens de classe que tem uma vida decente e honesta.

* Para comemorar as contribuições positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças, e para o ambiente.

* Para se concentrar sobre a saúde do homem e o bem-estar, social, emocional, físico e espiritual.

* Para destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.

* Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero.


Que Deus abençoe e de sabedoria para todos os homens do mundo!!!!!
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

Provérbios 3:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário