segunda-feira, 8 de junho de 2009

André Valadão no Curtindo a Vida

A trajetória de André Valadão é realmente repleta de números. Neste ano, após o lançamento em março de seu cd, "Fé", André Valadão já alcança a marca de 200 mil cópias vendidas. O seu site no myspace já alcançou mais de 500 mil players num curto período de lançamento, menos de 3 meses inserido na famosa rede de relacionamentos e o principal veículo de divulgação de músicos e bandas através da internet. André Valadão é um fenômeno do público gospel e o Curtindo a Vida foi saber qual o segredo de André Valadão para todo esse sucesso. Confira o que rolou nesta entrevista exclusiva!

Discografia:
Carreira solo:

Mais Que Abundante, 2004 (Disco de platina)
Milagres, 2005 (Disco de ouro)
Alegria, 2006 (Disco de platina)
Clássicos, 2007
Sobrenatural, 2008
Unidos (André Valadão + Delirious?), 2008
Clássicos de Natal, 2008
Fé, 2009

Diante do Trono:

Diante do Trono, 1998
Águas Purificadoras, 2000
Preciso de Ti, 2001
Nos Braços do Pai, 2002
Quero Me Apaixonar, 2003
Esperança, 2004
Ainda Existe Uma Cruz, 2005
Por Amor de Ti, Oh Brasil, 2006
Príncipe da Paz, 2007
A Canção do Amor, 2008

Prêmios:

2005, Troféu Talento, nas categorias "Revelação Masculina" e "Cantor do Ano";
2006, Troféu Talento, nas categorias "Cantor" e "Álbum pop" (pelo álbum Milagres);
2007, Troféu Talento, nas categorias "Vídeo Clip" (pelo videoclipe Pais da adoração) e "Álbum pop" (pelo álbum Alegria)
2008, Troféu talento, na categoria "Videoclipe" pelo videoclipe "Pela fé" do Álbum "Sobrenatural" e "Fé".
2009, Troféu Talento, na categoria “Álbum pop”.
Indicação ao Grammy em 2008 pelo cd “Sobrenatural”.

DJ Will:
Se eu fosse artista, ficaria muito feliz em ganhar um troféu talento... Como é pra você ganhar tantos de uma só vez, André?
André Valadão:
Sem dúvida nenhuma eu fico muito feliz com o reconhecimento pelo trabalho, mas eu não posso deixar de dizer que esse é um trabalho de muita gente, e são marcos que eu divido com vocês aqui da Rádio Vida... Afinal, a Rádio é também uma extensão do Ministério. Nós, músicos, fazemos o trabalho, mas quem leva para as pessoas são vocês!


Bianca:
André, conta em que momento você percebeu que o seu Ministério como André Valadão deveria ser também paralelo ao seu trabalho e ao seu Ministério dentro do Diante do Trono?
André Valadão:
É muito bom você me perguntar isso, Bianca, porque nas ruas as pessoas também me perguntam, então eu gosto sempre de dizer que eu continuo no Diante do Trono, o Diante do Trono é a minha família, a Ana Paula (Valadão) é minha irmã, a gente canta junto, a gente compõe junto... E o Diante do Trono, por ser um grupo muito grande, acaba por ter uma agenda diferenciada de apresentações, viajam bem menos que eu... O Diante do Trono começamos em 1998 e quatro anos depois, em 2004, eu tinha muitas, mas muitas composições já prontas... Inclusive a idéia não partiu de mim, eu sempre fui pastor local na igreja local, sou pastor há nove anos lá... Foi a Ana Paula quem falou “André, você já tem tantas músicas prontas, por que você não grava um disco seu?”. E eu não imaginava o que esperava por mim após o lançamento daquele álbum “Mais que Abundante”, gravei esse disco sem, realmente, a menor pretensão. E eu não tive, assim, outra opção a não ser me envolver cada vez mais nesse Ministério apaixonante que é pregar através da música. Essa nossa geração é uma geração extremamente musical e eu posso dizer, com a certeza de pregador do Evangelho, que a música abre muito mais portas do que a pregação.

Kaiko:
Conte sobre o lançamento do CD “Fé” em abril deste ano no Lagoa da Pampulha, e sobre como tem sido a estrada de lá para cá.
André Valadão:
Kaiko, é verdade, o CD foi gravado em Vila Velha, na Praia da Costa, no Rio de Janeiro, o primeiro lançamento foi em março, e a gente vive mesmo na estrada, viajei pra Brasília na semana passada, vim pra São Paulo, vou depois para Paraíba, depois Minas Gerais... No ano passado, nós fizemos 96 eventos em 96 cidades diferentes e com certeza esse ano fecharemos com uma marca já maior que a de 2008... E são eventos mesmo, E Deus tem aberto portas pra tocar em muitos lugares, e até mais mesmo em eventos do que em igrejas... Estou sendo o primeiro artista gospel a se apresentar na feira de exposição de Barretos, já fiz feira de exposição em Jaguariúna, Cotia, Americana, Feira Agropecuária em Ourinhos nessa semana... É uma maneira diferente, mas sem dúvida um propósito do Espírito Santo para alcançar muitas vidas pra Jesus.

Kaiko:
Com tantas apresentações deve dar uma saudade da “terrinha”...
Ah, sem dúvida, a gente costuma dizer que é “bom demais da conta”!
André Valadão, depois do lançamento do CD Fé lá na Lagoa da Pampulha, conte um momento marcante na sua trajetória.
André Valadão:
A Lagoa da Pampulha realmente foi algo incrível... Com pouquíssimo tempo de divulgação, haviam mais de 30 mil pessoas presentes, e muita gente entregando a vida pra Jesus, na verdade mais de 400 pessoas decidiram seguir a Cristo e foi muito lindo, foi incrível... Fora também a gravação do CD Fé... que vocês sabem que tem gente que coloca lá escrito no CD “gravado ao vivo”, mas tem lá uns inserts de público, aplauso... Olha, foi daquele jeito mesmo, minha voz é aquela, era a voz que eu estava naquele dia, foi com aquela banda... E foi o CD mais maravilhoso de toda minha carreira, foi um trabalho muito verdadeiro, me trouxe muita realização.

Bianca:
André, pesquisando mais da sua história, eu percebi que você realmente tem um contato muito íntimo com o seu público, a galera que curte o seu trabalho... E você escreve no mínimo 3 vezes por semana no seu blog. Aliás, quero te convidar a fazer uma visitinha no blog do Curtindo a Vida...
André Valadão:
Aliás, pessoal, pode entrar no meu blog que depois dessa entrevista vai estar lá pra vocês verem, a foto da galera aqui da Vida...

Bianca:
Ah, sem dúvida, essas informações vão pra nosso site e nosso blog também... E André, diante de todo esse uso que você faz da internet, o carinho que dá pra perceber que você sente pelas pessoas que visitam seu blog, deixam comentários, a gente pergunta: qual a importância para você desse relacionamento de proximidade com os internautas?
André Valadão:
Eu acredito muito na internet, eu invisto na internet, acredito na força de tudo isso: internet, computador, celular... No meu myspace, se vocês entrarem lá – www.myspace.com/andrevaladaooficial, para Glória de Deus, ele está entre um dos 10 myspaces mais acessados do Brasil, isso no secular e gospel... Já passei de 500 mil players nas minhas músicas em 3 meses de myspace, só pra você ter uma idéia de comparação, o myspace da Ivete Sangalo que tem pouco mais de um ano é superior aos 70/ 80 mil players... E quando eu penso em tudo isso, eu penso muito no nosso contexto (nós somos jovens, assim como Jesus era jovem). Jesus tinha só 30 anos, a gente esquece a idade de Jesus, essa “pegada” que Jesus tinha, e eu costumo dizer (não é heresia não), eu sempre digo que se Jesus estivesse nessa nossa geração ele seria, assim, o líder de uma banda, sabe! Porque é o que Deus tem usado hoje para abrir portas. Até na vida social, não estou aqui só falando do meio gospel: se você parar para perceber, vai ver que as pessoas que mais conseguem influenciar os jovens e influenciar comportamentos são as pessoas ligadas à tecnologia e ligadas à música.

Bianca:
A propósito, André, você escreve realmente muito bem, parabéns! Você já pensou em escrever um livro?
André Valadão:
Muito obrigado! Eu já pensei mesmo um “tantão” de coisa, eu penso muito mesmo... (risos). Mas eu acho que sou ainda muito novo pra escrever um livro, e para escrever eu acho que é importante ter muita experiência de vida. Eu tinha 28 anos quando pela primeira vez alguém olhou pra mim e disse “Cara, você precisa escrever um livro!”. Eu disse “Calma, eu não tenho nem 30 anos ainda! Espera aí!”. Então eu quero esperar a vida passar mais um pouco, mas eu quero muito escrever. Como filho de pastor eu acho que a gente tem muito pra ensinar pra as pessoas, muito para contribuir com o crescimento das pessoas. Até o que diz respeito a pai, a mãe, no contexto de ministério, a pressão que se vive, como superar dificuldades... Mas esse é um projeto que, sem dúvida, eu tenho para meu futuro.

Kaiko:
Você falou que esteve em Jaguariúna, Barretos, fez shows em arenas de rodeios... Como é para você estar numa arena, um lugar (não estou dizendo que todas as pessoas), mas um lugar onde muitos estão lá embriagados, drogados?
André Valadão:
Eu fui recentemente para Florianópolis, no aniversário da cidade de Iguaçu, e lá tem rodeio também, o que rola mais é reggae, então é aquela galera da maconha... Nós tocamos e foi também uma benção. Eu acho assim: onde grande é a treva, mais resplandece o brilho da luz de Jesus Cristo.

Kaiko:
E quanto ao sucesso, como você lida com o fato de ser reconhecido não somente no meio gospel, mas também pelo meio secular, tocando em eventos não cristãos?
André Valadão:
Eu acho é que, às vezes acontece, como já aconteceu é que muitas das pessoas ou grupos que se deslumbram é porque não tiveram uma liderança firme, sabe, uma liderança realmente presente. Eu dou graças a Deus porque sempre tive pessoas perto de mim não só pra dar tapinhas nas costas, mas pessoas que sempre me disseram a verdade. E olha, a gente age com profissionalismo, eu viajo com meus equipamentos, minha equipe técnica, a gente não fica nada a desejar pra o secular não! Quem quer ver um show bonito, vai ver um show bonito. E mais importante: a mensagem de Cristo está presente! Mas o maior cuidado que eu tenho, em especial nesses momentos de ministrar com autoridade a Palavra de Deus, é ter gente do meu lado que vai me puxar a orelha, que vai me corrigir se precisar e me ajudar a nunca deixar nada subir à cabeça.

Kaiko:
E no final do show tem aquela pessoa que vai falar pra você “Eu fui impactado pela sua música, pela mensagem!”... Conta isso pra a gente!
André Valadão:
Ah, rapaz, mas isso é maravilhoso! Eu vou contar de uma vez que foi muito impactante pra mim, lá na cidade satélite de Brasília. Era uma comemoração pelo terreno onde seria construído o hospital da cidade. E fui eu na mesma noite que a Banda Calypso, e eu me apresentei instantes antes deles entrarem... Eu estava ministrando o louvor, depois ministrei a Palavra e quando eu olho pra o lado estão os integrantes da banda ajoelhados, chorando, quebrantados... E isso mexeu muito comigo, Deus está fazendo a Obra e eu fiquei acredito que a gente tem que sair das 4 paredes da igreja e ir pra fora mesmo.

DJ Will:
Eu assisti uma entrevista da Ana Paula Valadão e ela estava falando que gosta muito do Ministério com crianças. Você tem algum projeto desse tipo, de gravar músicas para crianças?
André Valadão:
Eu já pensei, mas você sabe que é muito engraçado, porque eu devo ter alguma cara de palhaço porque as crianças já gostam demais de mim, já sentem um carinho muito grande por mim, e nos lugares que eu vou você tem que ver a quantidade de crianças que chega, abraça, quer tirar foto. E eu vou te dizer uma coisa, isso é uma realidade: já recebi emails de pais preocupados porque não existem DVDs com homens cantando, homens no meio gospel, e então os pais ficam preocupados com o filho que começa a imitar o jeito da Ana Paula Valadão, da Aline Barros... Mas essa é uma das coisas que até fica aí de sugestão pra você que está nos escutando, você que é homem e tem ministério com crianças, pense nisso! Porque falta realmente homens para desenvolver esse ministério de ministrar e louvar com crianças em DVDs e CDs.

Bianca:
André, você tem uma trajetória de bastante sucesso, mas mesmo assim a gente pergunta: existe ainda algum sonho que você não realizou e pretenda ainda em sua vida?
André Valadão:
Eu tenho tido o privilégio de viajar pelo Brasil inteiro, conhecer cidades bem pequenas, cidades também muito pobres, conhecendo pessoas de todos os tipos e eu estou me realizando muito com essas coisas. Há pouco tempo gravei com Delirious?, uma banda que eu admiro bastante o trabalho e fizemos esse projeto juntos, foi realmente uma benção, abrindo portas para as nações. E eu sou uma pessoa já muito realizada, eu sou bem tranqüilo, não fico muito pensando nas coisas que ainda eu quero fazer, não sei se essa é uma característica do povo lá de Minas (risos)... Mas eu vou vivendo um dia de cada vez, o amanhã eu não sei, o ontem já passou... Só sei que agora eu estou aqui na Vida, e feliz da vida! Curtindo a Vida!(risos).

DJ Vini Garcia:
Em quem você se inspira, quais artistas inspiram a sua musicalidade, André?
André Valadão:
Olha, sempre que eu estou no carro eu vou com o som ligado, eu gosto muito de música, eu gosto de praticamente todos os estilos... Eu ouço pagode, forró, rock, heavy metal, Sabe que até uma vez, um desses críticos de música cristã disse “O André não define o estilo dele, não dá pra saber qual tipo de música ele faz, cada hora ele faz o cd de um jeito”. Mas é porque eu não tenho um rótulo do meu estilo de música. Eu até gostava mais da música americana, até o ano 2000 e pouco... Mas agora eu estou achando a música americana muito pesada, muito forte, muito rock mesmo... Mas eu gosto de tudo, eu gosto de rádio, mesmo.

Kaiko
Galera, só pra você ter uma idéia, o André já ganhou vários prêmios (veja listagem acima) , André, o que eu quero saber é onde é que vai parar isso?
André Valadão
(risos) O pessoal tem mau gosto demais, né? (risos)... Eu penso assim: àqueles a quem muito é dado, muito eles serão cobrados. Eu vejo como uma responsabilidade, acima de tudo, quando a gente tem um disco pra gravar, quando a gente tem um videoclipe para ser feito... As pessoas nem imaginam algumas coisas e eu vou dar um exemplo: quando eu resolvi fazer o videoclipe, eu vi os orçamentos, e eu fiquei sem palavras, sabe... A gravadora não poderia investir naquele momento aquele valor, eu não tinha o suficiente para pagar o custo total. Naquele momento olhei para minha esposa e disse: eu tenho que fazer. Porque na nossa geração ninguém tem tempo de ficar 2 horas lá assistindo um DVD; a gente assiste um videoclipe de 3 minutos, adiciona aos favoritos, manda pra os amigos por email, assiste de novo de vez em quando e é assim: tudo rápido, dinâmico. Fizemos alguns cálculos e tomamos a decisão de vender o carro para investir naquele projeto. Daí o pessoal fala, mas que lindo videoclipe, com estádio de futebol, filmado em película de cinema, com helicóptero, como foi esse investimento? Poxa, o investimento foi o meu carro, né? (risos).
Mas é isso que acontece com muita gente: a pessoa quer as coisas, mas não quer sacrificar. Existe o dom divino, eu acredito no dom de Deus, mas o sucesso nada tem a ver com o dom de Deus, o sucesso tem a ver com trabalho. Tem gente que você ouve e fala: “Mas esse cara canta demais, cara! Joga bola demais, e não acontece... O cara estuda tanto e não acontece...” Quem trabalha é quem faz acontecer. Tem que trabalhar e tem que saber entregar.

Bianca:
André, a gente vai terminar essa entrevista com a tradicional pergunta, mas que não poderíamos deixar de fora dessa entrevista, mesmo porque estará disponível em nosso site na integra e você vai falar também com toda essa galera globalizada...
André Valadão:
A coisa mais importante que temos na vida é realmente viver a vida. Tem gente que está respirando, anda, fala, trabalha, mas não está vivo, está morto. Os sonhos estão mortos, a esperança está morta, a vontade de viver, de alcançar, de conquistar está perdida. Mas eu digo pra você: Jesus foi aquele que disse: Eu vim para dar VIDA e vida em abundância. E com alegria eu posso te dizer, verdadeiramente, que se você escolhe seguir a Deus, Ele vai te ajudar, vai guiar os seus passos, vai te ajudar a fazer as escolhas certas em sua vida. Porque a vida nada mais é do que uma sucessões de dias marcados por decisões. A cada dia a gente tem decisões pra tomar: decidir ser feliz, decidir orar, decidir ler a Bíblia, decidir não pecar... É uma escolha diária! E é isso que eu quero falar pra você aí, ouvinte e internauta da Vida: escolha viver o melhor da Vida com Jesus!






Entrevista que foi ao ar no Curtindo a Vida de 06 de junho de 2009.

Um comentário:

  1. toh ligadinha no CURTINDO A VIDA!! :]
    sempree.. << d(-_-)b >>
    Deus abençoe vC's!!.. (y)

    ResponderExcluir